O próximo passo de Israel é o verdadeiro perigo contido na decisão dos EUA de normalizar assentamentos ilegais
Por Ramzy Baroud
Não é de surpreender que o governo dos EUA finalmente tenha decretado que os assentamentos judaicos ilegais construídos em desafio ao direito internacional são de alguma forma “consistentes” com a lei. A política externa dos EUA está se aproximando dessa conclusão há algum tempo. Desde que se mudou para a Casa Branca em janeiro de 2017, o presidente Donald Trump desencadeou uma reversão total e completa da política externa de seu país em relação à Palestina e Israel.
Não tenhamos nenhuma ilusão em relação à abordagem americana do chamado “conflito entre israelenses e palestinos” antes da presidência de Trump. Os EUA nunca defenderam nem palestinos nem árabes desde o estabelecimento do Estado de Israel nas ruínas da histórica Palestina em 1948. Além disso, Washington baniu a ocupação israelense da Palestina de todas as maneiras possíveis, incluindo os subsídios dos assentamentos judeus ilegais.
No entanto, a declaração do secretário de Estado Mike Pompeo em uma conferência de imprensa em 18 de novembro – “O estabelecimento de assentamentos civis israelenses não é, por si só, inconsistente com o direito internacional” – é muito perigoso. De fato, implica uma saída política das posições americanas anteriores.
(Para leer mas)
0 Comments