Ramzy Baroud: O futuro de Israel é aterrador
Por Ramzy Baroud
Israel assassinou mais de 500 crianças em 51 dias de ataques contra Gaza em 2014
Há povos que surpreendentemente se tornam invencíveis nas circunstâncias mais difíceis.
É o caso do povo palestino.
A Sociedade israelense está permanentemente a desviar-se para a direita, pelo que todo o paradigma político do país está em constante redefinição. Israel, agora “governado pelo Governo de direita mais extrema da sua história”, passou em poucos anos de uma apreciação informada a um clichê sem nexo.
De fato, ultrapassou essa fronteira exatamente em maio de 2015 quando o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, já ele da mais extrema da direita, com uma maioria de pessoas politicamente afins, fanáticos religiosos e ultranacionalistas. Ao trazer para o seu redil o ultranacionalista Avigdor Lieberman, Netanyahu repete a sua arqui-conhecida fórmula.
Desde 25 de maio que Lieberman se tornou ministro da Defesa de Israel. Tendo em conta a política ruidosa e violenta de Lieberman – como ficou demonstrado nos seus dois mandatos como ministro das Relações Exteriores (2009-2012 e depois 2013-2015) – agora como ministro da Defesa de Israel do “Governo de direita mais extrema da história” alberga todo o tipo de aterradoras perspectivas.
– Ramzy Baroud: O futuro de Israel é aterrador
0 Comments